BATATA YACON-AMIGA DO DIABÉTICO

23/05/2011

A batata yacon, também conhecida como polínia, é um tipo bem diferente do que estamos acostumados a consumir, pois lembra mais uma pera e pode ser consumida crua.
O grande segredo deste tubérculo está em sua composição diferenciada.Ela é fonte de inulina, um tipo de fruto-oligossacarídeo (FOS), formado por unidades de frutose.A substãncia possui discreta capacidade adoçante e é pobre em calorias, devido a baixa capacidade de ser absorvida.
Por ser fonte de FOS, a yacon também atua como prebiótico, melhorando o funcionamento intestinal.Os FOS agem indiretamente em vários outros aspectos orgânicos, auxiliando no controle do colesterol produzido pelo fígado, estimulando o sistema imunológico, aumentando a absorção de minerais, e a produção de vitaminas do complexo B, vitamina K e biotina.
Assim como o amido da banana verde, a inulina não é digerida e consegue chegar praticamente íntegra ao intestino grosso, desta forma ela não provoca aumento da glicemia e nem da taxa de insulina no sangue, sendo, consequentemente, indicada para os diabéticos, sempre sob orientação de um profissional Nutricionista.
Outros alimentos fonte de inulina:alho, cebola, chicória, alcachofra e banana.

Fonte-Revista Vida Natural e Equilíbrio,
Ano III-Edição42-Outubro/2010.