MIRTILO-UM BOM ANTIOXIDANTE

26/05/2011

Mirtilo ou blueberry é uma frutinha de cor azul arroxeada e sabor marcante, doce com toque de acidez.Nativa do hemisfério norte, vem de um arbusto da família das ericáceas e só chegou ao Brasil na década de 80.O município de Vacaria, no Rio Grande do Sul, é o principal produtor, e no estado, há plantações também em Pelotas e na Serra Gaúcha.
Pesquisas recentes sugerem que compostos presentes em mirtilos, conhecidos como flavonoides, são capazes de melhorar não só a memória, mas também o aprendizado e as funções cognitivas em geral, como compreensão verbal e habilidade numérica.
Há algum tempo, os pesquisadores acreditavam que os flavonoides agiam no cérebro da mesma forma que em outras partes do corpo:como antioxidantes, protegendo as células de danos provocados por moléculas instáveis e onipresentes, conhecidas como radicais livres.
Atualmente, no entanto, novas pesquisas demonstram que o poder desses compostos de estimular a cognição resulta principalmente de sua interação com proteínas essenciais para manter as estruturas e funções do cérebro.
Antioxidantes poderosos, os flavonoides, ajudam a regular o fluxo sanguíneo e a pressão arterial e protegem as células de danos provocados por radicais livres que se formam no corpo durante processos de metabolização e são potencializados pelos efeitos da poluição, da fumaça de cigarro e da radiação.
Por isso, os pesquisadores investigaram, durante décadas o potencial desses compostos para melhorar a imunidade, prevenir o câncer e reduzir processos inflamatórios.

Fonte:Revista Scientific American-mente e cérebro-Março de 2011.