O VALOR NUTRICIONAL DA QUINUA

05/12/2011

A quinua é um grão com alto valor nutritivo, possui proteínas de alta qualidade, baixo teor de colesterol e quantidades consideráveis de minerais e vitaminas.

As proteínas que o nosso organismo necessita para desempenhar diferentes funções, são compostas por 20 aminoácidos; existindo alguns deles que não podem ser sintetizados pelo nosso corpo, sendo necessário portanto o oferecimento dos mesmos através da nossa dieta.

A quinua possui um balanço positivo de aminoácidos para a nutrição humana,por conta de seu alto teor de lisina, metionina, histidina, isoleucina, valina, arginina e triptofano.

Encontramos também nos grãos, vitamina A, B6, B1,vitamina E e C, apresentando também boas concentrações de ferro, fósforo, e cálcio. A maior quantidade de carboidrato existente no grão de quinua, está sob a forma de amido, sendo portanto um alimento consideravelmente energético.

Devemos considerar a quantidade de fibras presentes nos grãos, propiciando assim melhor peristaltismo intestinal, ajudando a manter níveis satisfatórios de glicemia e colesterol sanguíneos.

A grande vantagem dos grãos de quinua, é que este cereal não contém GLUTÉN em sua composição, sendo portanto uma excelente opção para portadores de doença celíaca e portadores de sensibilidade alérgica ao glúten.


Fonte-Embrapa-Novembro-2011.