DIETA COM ALTA CARGA GLICÊMICA AUMENTA O RISCO DE RECIDIVA DE CÂNCER

17/05/2013


Dieta com alta carga glicêmica aumenta o risco de recidiva em pacientes com câncer de cólon

Data: 01/02/2013
Autor(a): Rita de Cássia Borges de Castro
Fotógrafo: Rita C. B. Castro


Pesquisadores americanos publicaram na revista Journal of the National Cancer Institute um estudo que demonstrou o efeito do consumo excessivo de alimentos com alta carga glicêmica no aumento do risco da recidiva em câncer de cólon.

Trata-se de um estudo observacional, prospectivo, que avaliou 1.011 pacientes em estágio avançado de câncer de cólon. Os pesquisadores avaliaram o consumo alimentar dos pacientes durante e após seis meses da primeira sessão de quimioterapia.

Os pacientes responderam a questionários semi-quantitativos de frequência alimentar (QFA) validados, que incluiu 131 itens de alimentos, suplementos vitamínicos e minerais, além de espaço disponível para descrever o uso de outros suplementos e alimentos não listados no QFA. Os autores avaliaram a influência da carga glicêmica, do índice glicêmico, e da ingestão de frutose e carboidratos na recidiva do câncer e mortalidade.

Descobriu-se que os pacientes com a ingestão excessiva de alimentos com alta carga glicêmica, como batata inglesa, doces, arroz branco e macarrão, apresentaram uma taxa de risco maior para a recidiva da doença, em comparação com aqueles com ingestão mais baixa (p<0,001). Entretanto, esse efeito não foi observado em pacientes com índice de massa corporal (IMC) menor que 25 kg/m2, mas foi demonstrado nos indivíduos com excesso de peso ou obesidade (IMC≥25 kg/m2).

“Esses resultados reforçam o papel potencial do balanço energético na progressão do câncer de cólon e podem oferecer oportunidades para melhorar a sobrevida dos pacientes. Outras análises serão feitas para confirmar essas associações em outras coortes de sobreviventes de câncer de cólon”, concluem os autores.



Referência(s)

Meyerhardt JA, Sato K, Niedzwiecki D, Ye C, Saltz LB, Mayer RJ, et al. Dietary glycemic load and cancer recurrence and survival in patients with stage III colon cancer: findings from CALGB 89803. J Natl Cancer Inst. 2012;104(22):1702-11.