A AÇÃO DA CURCUMINA CONTRA O CÂNCER

15/02/2016

A curcumina é um dos fitoquímicos ativos encontrados em plantas das espécies de Zingiberaceae, incluindo vegetais como o gengibre, açafrão e açafrão amarelo(Curcuma longa).

A curcumina demonstrou atividades quimiopreventivas e antiflamatórias e antineoplásicas(medicamentos utilizados para destruir neoplasmas ou células malignas e que possuem a finalidade de evitar ou inibir o crescimento de tumores).

A curcumina, suprime uma série de elementos chave na indução do sinal celular responsável pelo crescimento, diferenciação e transformação maligna.

A curcumina não é simplesmente uma alternativa para anti-inflamatórios não esteróides(AINE),uma vez também possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas (regulação dos níveis de COX-2).

O consumo excessivo de gordura animal é associado a um aumento na taxa de câncer de cólon, enquanto um consumo frequente de vegetais e frutas, devido à presença dos componentes bioativos em tais alimentos, diminui o risco de cânceres humanos.

Recentemente,pesquisas têm sido focadas na identificação de fitoquímicos dietéticos que têm a capacidade de inibir a formação de câncer e têm demonstrado que extratos de plantas ou alguns dos seus ingredientes possuem efeitos inibitórios contra a carcinogênese.

Fonte-Pub Med.