"BITTER MELON" UM EXCELENTE ALIADO NO TRATAMENTO DO DIABETES TIPO 2

06/02/2017

O Bitter melon ( Momordica charantia L.) é uma planta medicinal amplamente encontrada na Ásia, seu fruto é semelhante ao pepino com ondulações em sua superfície.
Composto por carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e outros fitoquímicos como glicosídeos, compostos saponínicos, alcalóides, redutores de açúcar, resinas fenólicas, ácidos livres e óleos.
O Bitter melon é uma opção bem interessante para baixar os níveis de glicose no sangue em pacientes com Diabetes Mellitus do tipo II, provavelmente por apresentar ação na redução do stress oxidativo, preservação das células beta-pancreáticas e melhora da absorção de glicose pelas células hepáticas, tecidos adiposos e periféricos.
Segundo estudiosos, o extrato etanólico de Bitter melon demonstra um efeito hipoglicemiante em ratos normais e STZ-diabéticos, pela inibição da glucose-6-fosfatase e também pela estimulação da atividade da glicose-6-fosfato desidrogenase.
Devido a presença de saponinas que são capazes de inibir a alfa-glicosidase, relaciona-se com a a estimulação da secreção insulínica.

Fontes:
TELES, D.I.C.A. 2013,
ROCHA, M.T.A. 2010,
EE, SHIAN TAN; et al. 2015.