Nutricionista sp DRA Regina Longano

Comida para os neurônios

AZEITE: Óleo de oliva é uma opção saudável para temperar a salada ou dar mais sabor aos pratos.No entanto, se aquecido em altas temperaturas sofre oxidação e perde suas propriedades benéficas, é melhor usa-lo então no final das preparações.Outra alternativa de óleo vegetal é o de linhaça, que contém boas quantidades de ômega 3.

CEREAIS INTEGRAIS: Grãos como o arroz, trigo e aveia, são fontes de carboidratos, as versões integrais conservam partes ricas em vitaminas(essencial para o metabolismo de energia e transmissão dos impulsos nervosos) e fibras como a casca que geralmente são descartadas no processo de refinação.

PROTEÍNA SAUDÁVEL: Leguminosas, como feijão,grão de bico, ervilha, lentilha e soja, são fontes de proteína de origem vegetal, mais saudável que as de origem animal.Dentre estas, melhor escolher peixes e ovos e manter um consumo com cautela em relação as carnes vermelhas.

FRUTAS: Variadas, de diferentes cores, suprem o organismo com açúcar saudável, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.

VEGETAIS: Tomates, os de folhas verde-escuras, cenouras e tanto outros.Quanto maior a quantidade e a variedade, melhor.Cuidado com as versões fritas em óleo pois, têm muita gordura e perdem nutrientes.Tente substituir a batata comum por batata doce ou abóbora em algumas receitas, são ricas em antioxidantes.

ÁGUA, SUCO E CHÁ: Sucos naturais (sem açúcar), água e chás são a melhor opção.Atenção também para as quantidades de açúcar no café.Refrigerantes devem ser evitados, pois, contém muito açúcar e produtos químicos.

Fonte-Revista Scientific American-Mente e Cérebro,AnoXX,n*251.