Diabetes e Ácido Lipóico
Veja a relação do Diabetes e Ácido Lipóico, um super nutriente,
O Diabetes Mellitus é uma patologia que possui a característica de acelerar o estrese oxidativo ou seja, a patologia em sim favorece um envelhecimento orgânico mais acerelado.
O ácido lipóico é produzido pelo nosso organismo, mas na medida que envelhecemos a produção deste nutriente também fica minimizada.
O ácido lipóico é utilizado em nosso organismo para produzir energia para as funções corporais sendo portanto um excelente antioxidante,
Tem capacidade de penetrar nas células e proteger os danos oxidativos evitando assim a produção de moléculas altamente reativas conhecidas como radicais livres e que favorecem o envelhecimento celular.
Os estudos demonstram que o ácido lipóico é de grande importância para os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2, pois,
O acido lipóico melhora a utilização da glicose, aumenta a capacidade de captação de glicose nas células de gordura e músculos, reduzindo deste modo o nível de glicose sanguínea, diminui as dores decorrentes da neuropatia diabética e favorece a ação de outros antioxidantes principalmente da vitamina C, da Coenzima Q10 e da Glutationa, já que tais antioxidantes são essenciais para a respiração celular.
As melhores fontes fontes alimentares do acido lipóico são encontradas em vegetais como o brócolis, ervilhas, repolhos e espinafre, na carne vermelha,
No caso dos portadores de diabetes mellitus tipo 2, a suplementação por prescrição de acido lipóico é muito bem vinda com objetivo de oferecer doses maiores do princípio ativo para melhor manutenção no estresse oxidativo minimizando assim o envelhecimento orgânico acelerado, como também uma boa opção no tratamento e manutenção da doença.
Fica a dica, procure um Nutricionista Especializado para adequação de nutrientes conforme as suas necessidades orgânicas.