Grão de Chia e suas Propriedades Nutricionais
Conheça o grão de chia e suas propriedades nutricionais e veja como consumir,
Com os avanços nas pesquisas tecnológicas e com a necessidade de diversificar os tipos de alimentos disponíveis,
As culturas ancestrais foram resgatadas como forma de diversificar a produção agrícola, melhorar as dietas, auxiliar na prevenção de doenças, reduzir os custos de produção e melhorar as condições ambientais envolvidas na produção de alimentos.
Assim, o cultivo da chia foi resgatado, já que suas sementes representam uma das principais fontes vegetais de ácido graxos omega-3.
Atualmente, a ingestão do grão de chia tem mostrado controlar o peso corporal, os níveis de glicemia,
Preferencialmente pós prandial, além de melhorar o perfil lipídico, a função endotelial, a coagulação e o status de ferro.
Sendo assim, o grão de chia pode ser utilizado como coadjuvante na redução do risco de doenças como obesidade, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares.
Tais efeitos podem ser atribuídos à composição química de grão, visto que a chia é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3,
Principalmente o alfa-linolênico (ALA) que corresponde aproximadamente 60%de seu perfil lipídico; contém ainda fitoesteróis, nutrientes e compostos ativos com ação antioxidante, fibras dietéticas e proteínas de alta digestibilidade.
Os grãos de chia são ricos em macronutrientes, compostos bioativos, fibras dietéticas e ácidos graxos poli-insaturados.
Além disso, possuem um teor considerável de vitaminas do complexo B (riboflavina, niacina, tiamina) e minerais(cálcio, fósforo, potássio, zinco, e cobre).
O grão de chia apresenta maior teor de proteínas comparado a outros grãos como quinua, aveia, amaranto, trigo, cevada e arroz.
Com base em estudos realizados, a ingestão de grão de chia associado à uma dieta equilibrada nutricionalmente e personalizada,
Respeitando a individualidade bioquímica para prevenção de doenças crônicas e fatores de risco associados, como obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, hiperglicemia,diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer,
Tornando-se assim um excelente alimento com grande potencial funcional.
Fonte-Monografia Científica-Chia- Salvia hispânica,
Herbarium Laboratórios Botânico Ltda.
Autoras: Dra Valéria Paschoal /Dra Andréia Naves.