Nutricionista sp DRA Regina Longano

Hipotireoidismo e Nutrição

HIPOTIREOIDISMO & NUTRIÇÃO

Qual a relação da Nutrição e o Hipotireoidismo?

O hipotireoidismo sub-clínico e o hipotireoidismo auto-imune é uma das patologias que se tornaram bastante frequentes em nosso atendimento clínico.

Além dos medicamentos, o paciente com disfunção da tireóide deve ser orientado com relação à sua alimentação.

Certamente é necessário seguir uma alimentação equilibrada com ajuda de um  Nutricionista.

Através da nutrição, tal profissional saberá lhe orientar na escolha dos melhores alimentos para um efetivo equilíbrio da glândula.

Ao contrário do que se pensa, é possível sim que um paciente portador de disfunção de tireóide diminua a dosagem medicamentosa e/ou exclua o uso do fármaco

Nesta patologia complexa, a nutrição leva em consideração o funcionamento orgânico como um todo.

Uma das considerações mais importantes em relação ao hipotireoidismo é a disbiose intestinal o que gera uma má digestibilidade de alimentos.

Ou seja, alimentos mal digeridos passarão para a corrente sistêmica, gerando reações auto-imunes como as tiroidites de Hashimoto.

Certamente, o desequilíbrio da microbiota, impedem a boa absorção de nutrientes tão necessários para a função tiroidiana.

Consequentemente, outra investigação que realizamos são as intolerâncias alimentares onde muitas vezes a exclusão de um alimento inconveniente metabolicamente pode causar a reversão total da auto-imunidade.

Portanto, são inúmeros os fatores que envolvem a função da glândula tireoide,

Sendo assim, a ciência relaciona a saúde intestinal como um gatilho de grande importância.

Acima de tudo, quando as microvilosidades de nosso intestino apresentam-se inflamadas, ocorre uma menor absorção de nutrientes importantes para a saúde da tireoide, como o iodo e o selênio que são primordiais para esta glândula.

Falando em conversão dos hormônios da tireoide, cerca de 20% desta conversão ocorre no intestino, através de ação enzimática.

Em suma, levando em consideração um rastreamento bioquímico detalhado, podemos orientar a melhor conduta de tratamento nutricional para tal quadro.

Utilizando nutrientes e fitoterápicos com o objetivo de melhorar todas as partes da saúde do indivíduo!!!!

Veja também:

https://nutricaoequilibrioesaude.com.br/as-doencas-da-tireoide-e-a-alimentacao/

O que você achou desta postagem?

Participe, deixe seu comentário, ou se preferir entre em contato através do nosso site:

Home